Vem aí “Cultura Viva!”

Por: Thamires Almeida

 

Nessa sexta-feira (21/08/2015) vai ao ar o “Cultura Viva!”, um programa de rádio feito por jovens da comunidade cachoeirana, sobre a cultura do Recôncavo. Realizado pela ONG Casa de Barro, o projeto tem como principais temas música, patrimônio, religião e arte.

 A coordenadora do projeto Alanna Oliveira, conta como surgiu a ideia “o Cultura Viva surgiu através da própria proposta da Casa de Barro de aliar a educação patrimonial e a valorização da cultura local com determinadas linguagens artísticas. Desta vez optamos por uma linguagem que não é necessariamente artística, mas que tem um impacto muito grande aqui. Foi pensando como conseguiríamos atingir as pessoas da cidade que pensamos em construir programas de rádio, já que é um meio de comunicação bastante ouvido aqui no Recôncavo”.

Participates do Cultura Viva!

Participantes do Cultura Viva!

O projeto também tem como objetivo capacitar os participantes para a construção de programas para rádio, os alunos tiveram aulas de texto para rádio e realizaram algumas viagens para Saubara, Santo Antônio de Jesus e Coqueiros para rememorar a cultura que os anciões, mestre dos saberes da região guardam como patrimônio imaterial do Recôncavo.  A coordenadora geral da Casa de Barro Luísa Mahin, explica um pouco mais sobre isso “nesta formação os jovens além do aprendizado técnico, se debruçam a conhecer nosso patrimônio vivo, pessoas de notório saber sobre a memória e cultura local. A pauta dos programas a serem produzidos se dedica especialmente a essas pessoas, suas memórias, seus legados históricos. Portanto, Cultura Viva é uma reverência a essas pessoas, porta vozes da memória, história, cultura local… nossos patrimônios vivos”.

Visita à  radio Pititinga

Visita à rádio Pititinga

O participante do projeto Felipe Moreira (15 anos), já tinha vontade de ser radialista e ela se reforçou ainda mais depois do aprendizado, “o Cultura Viva vai ajudar muito no meu futuro, pois meu sonho é ser locutor esportivo, vou fazer faculdade de Comunicação Social. O curso está me ajudando, aprendo novas coisas a cada dia, vou amadurecendo e me especializando na área”.

Não percam a estreia do “Cultura Viva! A cultura do Recôncavo nas ondas do rádio”, os programas serão exibidos segundas e sextas às 11h30min na Rádio Magníficat FM 89.9 e também estarão disponíveis aqui em nosso site. O projeto foi aprovado em edital do Centro de Culturas Populares e Identitárias e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e do Governo do Estado da Bahia.