Ponto de Cultura “OURUA” da Casa de Barro anuncia período de inscrições para as oficinas de 2018

O Ponto de Cultura OURUA da organização Casa de Barro, sediado em Cachoeira / Recôncavo da Bahia, anuncia o período de inscrição para as formações artísticas de 2018. As inscrições ocorrerão de 19 de fevereiro a 03 de março de 2018 através do email casadebarro@gmail.com ou presencialmente na sede da instituição. As aulas começam em 06 de março.

Com formações artísticas nas áreas de fotografia, escrita criativa e teatro, as oficinas serão pautadas em processos de investigação, registro e difusão do patrimônio cultural imaterial da região.

Memórias, narrativas orais, lugares, pessoas são alguns elementos que fazem parte da trama de nosso Ponto de Cultura. As oficinas são gratuitas. O público são crianças, jovens e adultos, de acordo com o perfil de cada oficina (vide detalhe abaixo).

Esta iniciativa conta com o apoio financeiro do Programa Pontos de Cultura da Bahia / Secretaria de Cultura do estado da Bahia / Ministério da Cultura.

 

Detalhes sobre as oficinas:

 

  • Entra na roda… Oficina de brincadeiras populares e tradicionais

Resumo: A criança no centro da roda e o idoso como fonte de saber é o princípio norteador desta proposta que visa reaflorar a cultura da infância. Com brincadeiras, cirandas e histórias contadas ocorrerão encontros em praças e jardins onde a cultura da infância, orquestrada pela presença dos mais velhos, será vivenciada. Terão também: palestras, rodas de conversa, oficinas de brinquedos artesanais.

Público: crianças, famílias, jovens, educadores

Período: Março a setembro/2018

Dias: Último domingo de cada mês

Hora: A definir

 

  • Leitura e escrita

Resumo: Formação em escrita criativa e de incentivo à leitura que tem a memória oral como eixo temático. De caráter multi e interdisciplinar, envolve os participantes em um processo de investigação, valorização, registro e difusão da cultura viva e patrimônio imaterial do território.

Público: jovens e adultos

Período: Março a setembro de 2018

Dias: Segunda e quarta-feira

Hora: 15 às 16:30

 

  • Teatro infanto-juvenil

Resumo: Oficinas práticas de teatro. Voltada para crianças e adolescentes de 05 a 18 anos.

Turma 01 (12 a 18 anos)

Período: Março a setembro de 2018

Dias: Terça e quinta-feira

Hora: 14h – 15:30

Turma 02 (07 a 11 anos) 

Período: Março a setembro de 2018

Dias: Terça e quinta-feira

Hora: 16 – 17:30

 

  • Fotografia

Resumo: Oficinas práticas de fotografia. Trabalha com fotografias com celulares, máquinas compactas e profissionais.

Público: A partir de 14  anos

Período: Maio a agosto de 2018

Dias: Segunda e quarta-feira

Hora: 15h – 17h