Cursos de Teatro, Escrita Criativa e Contação de História. Inscrições Aqui!

Estão abertcartaz_ourua2as as inscrições para as formações artísticas do projeto OURUA. Destinada ao público infanto-juvenil, as formações tem como objetivo investigar,  registrar e difundir, através das diversas linguagens artísticas as histórias e memórias da região. Estão sendo oferecidas: Oficina de Leitura e Escrita para jovens a partir dos 15 anos; Teatro para jovens dos 12 aos 24 anos e Contação de Histórias para crianças de 5 à 8 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando Aqui, ou na sede da Casa de Barro, Rua 13 de março, n° 1, 1° andar, no centro de Cachoeira, das 14 às 17 horas. As atividades se iniciam no dia 30 de abril, às 14:30h, na sede da Casa de Barro.

Todas as turmas terão ainda aulas de Educação Patrimonial que serão importantes para o desenvolvimento das atividades com cada linguagem artística, através da investigação do patrimônio cultural local que servirá de base para as produções dos espetáculos, fanzines e demais expreções produzidas pelos grupo. O objetivo é mobilizar crianças e jovens para o reconhecimento deste patrimônio, tornando-o consciente de sua importância e co-responsáveis pela sua preservação, valorização, salvaguarda.

Ateliê de Ficções

 O Ateliê de Ficção – leitura e escrita criativa –  para jovens a partir dos 15 anos, acontece às terças e quartas, das 14 às 17 horas. Durante o curso serão realizadas atividades envolvendo a leitura e discussão de textos literários, bate-papos, exposição de conteúdos e técnicas de escrita, vivências em espaços de Cachoeira/São Félix, mostra de filmes e vídeos, laboratórios de escrita e a produção textual no gênero conto. Como resultado os participantes produzirão fanzine/livro de artista com tiragem limitada e uma versão digital disponibilizada em nosso site.

Teatro

O curso acontece as quartas e sextas, das 14 às 17 horas e é destinada a jovens a partir dos 12 anos. É uma iniciação ao teatro que através de jogos e dinâmicas pretende contribuir no aperfeiçoamento das potencialidades dos jovens, explorando a capacidade de improvisação, a espontaneidade, a ludicidade e a criatividade como processo chave para iniciar a descoberta de um caminho teatral. Com duração de quatro meses, o resultado será a produção de um espetáculo escrito, produzido e estrelado pelos próprios participantes.

Contos, Cantos e BrincadeirasCapturar

A atividade “Contos, Cantos e Brincadeiras” tem como público alvo crianças de 5 a 8 anos e acontecerá as segundas e terças-feira. A oficina irá proporcionar às crianças momentos de contação de histórias acompanhadas de músicas e brincadeiras populares. Algumas dessas histórias serão criadas a partir da investigação, feita pelas próprias crianças com seus familiares, de contos e lendas regionais, para ser contados na roda.

O objetivo da atividade é valorizar a infância, proporcionando atividades lúdicas que desenvolvem a sensibilidade, estimular a oralidade, criatividade e capacidade de síntese, facilitando o aprendizado e ajudando na compreensão do ambiente que norteia a criança. Em cada mês, haverá uma mostra com as atividades desenvolvidas pelas crianças, a fim de exibir ao público externo os resultados das oficinas.