Ponto de Cultura “OURUA” abre inscrições para suas formações artísticas

O Ponto de Cultura OURUA da organização Casa de Barro, sediado em Cachoeira / Recôncavo da Bahia, está com inscrições abertas para diversas formações artísticas. As inscrições ocorrerão de 01 a 16 de setembro de 2016 aqui no site ou presencialmente na sede da instituição. As aulas começam em 19 de setembro de 2016.

Com formações artísticas nas áreas de fotografia, escrita criativa, criação de histórias em quadrinhos, rádio e contação de histórias, os cursos serão pautados em processos de investigação, registro e difusão do patrimônio cultural imaterial da região.

Memórias, narrativas orais, lugares, pessoas são alguns elementos que fazem parte da trama de nosso Ponto de Cultura. Com uma equipe de educadores sensibilizados para o cuidado com o nosso patrimônio cultural imaterial, os participantes terão a oportunidade de interagir com a cultura viva da região e difundir seus legados através dos resultados de seus processos de registro.

Dentre os resultados esperados dos cursos estão: exposição fotográfica, cartões postais, livros, revistas em quadrinhos, programa de rádio (a ser veiculado em rádio FM local) e espetáculo de contação de histórias.

Os cursos são gratuitos, com carga horária de 80h. O público são jovens com idade a partir de 14 anos, exceto o de Contação de Histórias que é destinado para educadores. Acontecerão as aulas de setembro a dezembro de 2016.

Este projeto conta com o apoio financeiro do Programa Pontos de Cultura da Bahia / Secretaria de Cultura do estado da Bahia / Ministério da Cultura.

Cursos Gratuitos (80h)

Rádio

Professora:  Alanna Oliveira

Dias: Segunda e quinta-feira

Hora: 14 às 17:30

O curso de rádio será dividido em seis módulos que abordarão as características de funcionamento de som e rádio, a história do rádio no Brasil, aspectos legais de produção em rádio, gêneros e formatos em rádio,  produção em rádio e edição. A proposta é que os jovens saiam do curso tendo o conhecimento básico de funcionamento de uma rádio e todo o processo de produção de programas para rádio. Como produtos final teremos quatro programas de trinta minutos pensados e produzidos pelos participantes.

Histórias em Quadrinhos

Professor: Fábio Haendel

Dias: Terça e quarta-feira

Hora: 14 às 15:30

Leitura e Escrita

Professor:  João  Vanderlei de Moraes Filho

Dias: Segunda e quarta-feira

Hora: 14 – 17:30

Fotografia

Professora: Débora Melo

Dia s: Quinta e sexta-feira

Hora: 14 – 15:30

Contação de Histórias para educadoras e educadores

Professora: Lígia Benigno

Dia: Sábado

Hora: 08 – 12h