Apresentação do Grupo Rouxinol na Fliquinha 2015

Texto e fotos por Thamires Almeida

Hoje (15/10/2015) o Grupo de teatro infantil “Rouxinol” da ONG Casa de Barro, encantou a todos com sua apresentação na Fliquinha – evento paralelo à Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira), dedicado ao público infantojuvenil. As crianças exibiram a peça “De pedaço em pedaço, olha só o que eu faço”.

Apresentação do Grupo Rouxinol na Fliquinha

Apresentação do Grupo Rouxinol na Fliquinha

A peça, baseada no livro “Belizbel” do autor Luciano Pontes, trata da história de um menino catador de papel chamado Belizbel, que com seu trabalho sustentava os irmãos, até conhecer um mago que o ensinou várias coisas feitas de pedaços de papel. A partir desse dia, o garoto não parou de criar, dedicando seu tempo às dobraduras e a contação de histórias fabulosas. Inseridas nesse enredo há músicas e poesias de diversos autores contadas pelas crianças do Grupo.

É a segunda vez que o Rouxinol se apresenta na Fliquinha e a arte-educadora e coordenadora do Grupo, Acely Araújo se sentiu desafiada a criar uma nova peça. Acely conta que como algumas das crianças haviam participado de uma oficina de criação literária, chamada “Dedinho de prosa, cadinho de memória” também oferecida pela Casa de Barro, o trabalho foi simplificado. “Depois da oficina eles tiveram consciência do que é compor e isso tornou mais fácil a entrada nesse contexto de produção a partir da leitura do livro. Então já havia a formação de escrever as poesias e a experiência nova é justamente de você pegar as poesias, musicar e jogar elas dentro de uma produção dessas”, diz a arte-educadora.

Acely Araújo - Coordenadora do Rouxinol

Acely Araújo – Coordenadora do Rouxinol

A música apresentada possui título homônimo ao da peça “De pedaço em pedaço, olha só o que eu faço” e foi escrita por uma integrante do Grupo, Ana Luíza Fernandes. A melodia foi criada pelo jovem Ennos Calmon, filho do famoso músico da região e vocalista da banda Morrão Fumegante”, Sine Calmon.

Ana Luíza fala sobre a criação da música e sua relação com o Grupo rouxinol, “Acely deu o tema e pediu para compormos poemas com a frase ‘de pedaço em pedaço, olha só o que eu faço’, e entre os poemas feitos ela escolheu o meu. Mais nova eu era muito envergonhada, agora estou mais desinibida, eu me sinto confortável no Rouxinol”.

Integrante do Grupo, Ana Luíza Ferandes

Integrante do Grupo, Ana Luíza Ferandes

Ana Rita Fernandes, mãe da Ana Luíza sente orgulho de ver a filha se apresentando na Fliquinha, “ela sempre gostou de ler, mas agora com o Rouxinol ela está desabrochando. Por conta de estar no Grupo ela passou a ler ainda mais, querer conhecer novas histórias. Para mim melhorou bastante a linguagem e houve melhoras na escola, principalmente”.

Amanhã (15/10/2015), integrantes do Grupo Rouxinol e outras crianças estarão a partir das 14h30min no Cine Theatro Cachoeirano para o lançamento do segundo livro do projeto “Dedinho de prosa”, chamado “Brincando de versos, cirandas e outras poesias”. O lançamento contará com uma conversa com as crianças e uma mesa de autógrafos.